21/12/2008

Figura engraçada, que pede para não fazer sofrer... você lembra do Boy George?!

O mais engraçado é que ele vivia com esse figurino ai, uma mistura de hip hop com esportivo dos anos 90, ui!

Mas as músicas são ótimas, bacana, climão anos 80...

Assim: se eu não visse o clipe ia gostar mais da música... ai, que crítica!

E o cara tá meio que voltando...

04/12/2008

Vintage 40´S: análise

Tá no you tube pra todo mundo vê, mas ninguém vê, aposto. Para você, que entrou aqui por acaso ou pelo Despirográfico, nem deve saber o quanto amo coisas do passado. Pelo cabeçalho você pode perceber...

Pois bem: hoje me deu vontade de ver a mulherada dos anos 40, como elas se comportavam com a moda, numa guerra nem tão distante ou próxima demais. Vendo este vídeo fiquei imaginando para o que foi feito, já que o cinema e o rádio é que predominavam.

Reparem comigo:

- os créditos, naquela época começavam de trás para frente;

- o fundo da abertura do filme era sempre simples na época, e neste caso, era todo de cetim, já dando a entender, reforçado pelo texto, que íamos ver muitos tecidos assim;

- listras +listras: navy?! Hein?!

- as mulheres pareciam ser mais independentes, não é?

- você também sentiu uma "vibe" Carmem Miranda?! Do início ao fim rolam umas três vezes o nome, a dancinha, estampas, plataforma e pulseira de frutas! Luxo!

- chapéu verde lindo!

- cóque de crochê, hit da época, para ser usado em eventos vespertinos;

- laços + babados: muita coisa sobre tecidos simples e neutros;

- você notou um "q" de oriente?

- os longos da noite são lindos;

- tudo naqueles anos pareciam ter de ser multi-uso! Vestido de noite com capuz?!

O mais legal? É um vídeo esclarecedor da época que relata o dia-a-dia das mulheres da época e didático, por mostrar o que vestir a cada ocasião e horário... grande sacada!

30/11/2008

SO HAPPY TOGETHER

Adoro ver a nova propaganda da Ford... quer mais do que ser apaixonado pelo que se faz?!

Este vídeo não é o clip original, mas a idéia É original...

16/11/2008

BETTE DAVIS EYES

Hoje, dia de análise de clipe: Bette Davis Eyes, Kim Carnes, anos 80.

Sentiu a vibe surreal? Nem tanto assim, mas repare no que o clipe traz:

- um cenário minimalista

- muito pano, elemento constante em vários clipes da época, onde coisas esvoaçantes davam o tom sensula para a coisa (rsrsrsrs!!!)

- óculos wayfair, quem não quer um hoje?

- reflexos de luz, para não ficar uma coisa chapada... entendeu?!

- uma sombra se forma na parede (ó, que efeito!) e vejam bem, é a Bette!

- figurantes vestindo roupas do passado? Piratas? Coreografica de mulheres batendo nos homens?! Se você prestar atenção na letra, a Bette é uma super mulher e maltrata os homens...

- o look da Kim é ótimo, super masculino, e o que dá o charme é a luva preta e as jóias... puro luxo 80´s.

Bom domingo.

vivis

15/11/2008

A MODA NOS ANOS 30



Andei sumida mas sempre é por uma boa causa. É muito trabalho, é casamento que está por vir, é um monte de coisa acontecendo junto mas é tudo coisa boa.

Enfim, ainda bem que este post é um post feliz...hahahaha!!!

Este vídeo transmite bem um momento que vivi durante recentes duas semanas, quando a crise financeira do ano bombou em todos os meios de comunicação. Estávamos em momento de fechamento da revista, e nada mais coerente do que estarmos de acordo com o tempo vivido, que foi minha intenção quando escrevi a matéria sobre Aerodinâmica nesta última edição da Revista Catarina, já nas bancas. Eu tinha que focar no design, mas não havia como deixar a moda de lado.

O estilo Aerodinâmico influenciou praticamente o mundo inteiro, e ele só não foi absorvido por seu futurista demais. Os carros eram super legais, mas... não eram funcionais. Os eletrodomésticos foram um ponto positivo, pois perduraram por um bom tempo na casa das pessoas e revolçucionou o design dos mesmos. Na moda, é o que vocês podem observar neste vídeo. Acho que o que mais perdurou e foi utilizado foram os chapéus, o ombro pontudo e os tons.

Vocês não sentiram uma vibe atual neste vídeo? A sandália, as cores, os decotes, o casaco que se modifica, viu como nada surge do nada? Este vídeo foi um dos meus melhores achados no you tube...

Agora, se você acha que me aprofundei pouco e quer saber mais, de verdade, aconselho a comprar sua Catarina e ler a matéria do Luigi Torre e a minha.

vivis

25/10/2008

Tem coisas que só podiam rolar nos anos 90...

Ver a Claudia Ohana com esta roupa no meio de uma rua européia é um tanto super hiper brega. Tá certo que a onda de meia furada tá na moda, mas essa roupa... ser Vampa era uma questão de moda! As pessoas, em 1991, vestiam-se como a vampira. Eua amava ver a vida de vampiro nos meus pocos 10 anos, me reunia com o povo da rua e lá ia a gnete ficar comentando a novela depois. Eu adorava!

Ver os artistas, todos novinhos, me deu vontade de rever a novela. Era uma vez que não havia sexo, traição, gente puzando tapete, o inferninho atual dos dramas televisivos.

Enfim, pra você, que não conhece, tá conhendo. Pra quem via a Natascha e queria ter o cabelo de vampira dela, os olhos, as roupas, o caixão, relembre e dê risada assim como eu...

12/10/2008

TOPOGIGIO

Nooooossa, coisa velha... mas ele não é fofo?!

Feliz dia das crianças!

08/10/2008

NOIVA 1

Noiva glacial... anos 60.
Foto retirada da Corbis.

28/09/2008

FLUX: MUUITA VIAGEM...

Será que quando a gente era criança e assistia Jaspion, Power Ranger e ChangMan (é assim que escreve?! Acho que não! hahahaha!!!) pensávamos que estes robôs tinham vida, e mais, um coração, que os fizesse se apaixonar, ter ciúme e raiva? É... o povo do Bloc Party viaja na maionese, fazendo toda a história se encaixar no final.

Este clipe me fez lembrar o Homem Bicentenário, onde robôs só queriam ter vida própria. Essa coisa de robô é muito engraçada, a gente, que tem uns 25, 21 anos e pessoas mais velhas que nós ainda tem na cabeça que em 2050 carros irão voar... nossa cultura anos 80 ainda nos fazia acreditar nisso, sem contar que o Japão adorava exportar este tipo de material deles.

Quer mais coisas pra fazer sentido meu raciocínio? Fiquei pensando na trabalheira de montar o cenário, de achar um Peugeout pequeno para destruir e mais, na pintura do corpo, em todo o figurino desenvolvido. Se você ver, a robô é super fashion, futurismo puro!

Bem, recomendo conhecer a banda. Estou num momento Skol Beats...hahahahaha!!! Lá no DESPIROGRÁFICO já falei um pouco sobre isso, quase na madrugada. Os clipes dessas bandas costumam ser bem legais, interessante e divertidos.

Se você reparar no tipinho desta banda ai vocês vão achar este clipe o mais normal de todos...

18/09/2008

VERÃO NA JUISI BY LIQUOR

Um dos meus brechós favoritos. É famosinho, é mas, e daí, é um dos mais legais da Augusta, de Sampa etc.
Recebi um e-mail deles anunciando coisas novas para o verão... tem vestidinhos, saias coloridas.
Entra no blog e fica com vontade, tipo eu...
Agora gente, olha que legal essa produção deles. "Deenho toda calçada, acaba o GIZ tem tijolo de construção..."

14/09/2008

CASÓRIO, AMOR, ANOS 60 E TUDO O QUE GOSTO!

O Mundo de Fififefê anda maio em clima de casamento. Me caso daqui há menos de 5 meses, e tem muita coisa que preciso resolver ainda, como vestido, fotografia, decoração e pior, música de entrada na igreja, na festa, enfim, a música acho que vai ser uma das piores coisas para decidir, tudo o que amo fazer fica mais difícil em momentos super importantes desses...

Bem, o clipe acima é da Aretha Franklin, clááássico dos anos 60. Esta música, I say a litte prayer, foi do "Casamento do meu melhor amigo"... que não se lembra?! Outro filme clássico!

A coreografia, a música, os cabelos, me fez lembrar minha avó... meu casório vai ter de tudo, no que trata de música...

13/09/2008

NEVER HIDE

Hoje pela manhã fui pagar a última prestação de um dos meus óculos de grau. Minha eterna paixão, ue não vou sossegar enuanto não comprar, é o clássico ''Aviador'' da Ray-Ban. Eles tem de várias cores e lente, sabia?

Então, lá tinha o Wafer, um modelo mais antigo, lindo, e um mais antigo ainda... fiquei doida para comprar também!

Bem, a uestão aqui é falar desta propaganda, um comercial que eu nunca vi na TV, se passou de certeza não foi aui no Brasil... a propaganda mostra bem o intuio da marca, seu público, e talvez o que eles mais querem atingir, mas nós sabemos não que não é só o que aparece ali. A Ray-Ban conuista seu pública há anos, lembro de uns vizinhos meus, crianças, no início dos anos 90 no interior de São Paulo, me falando com orgulho, e uma certa metidez, que o pai tinha comprado um Ray-Ban...

Sou fã da marca, e mais ainda dos seus clássicos.

Coisas que a Fififefê ama...

24/08/2008

VIVA AO PASSADO!

Toooda vez que vejo filmes antigos fico tentando achar referências da nossa moda atual. Quando vejo os carros, fico procurando detalhes que inspirara designers de hoje a conceituarem produtos inéditos, ou eletrodomésticos, qualquer coisa.
Eu acredito que vivemos um momento hoje onde o "nada se cria, tudo se copia" existe, mas de uma maneira bem mais inteligente. Para mim, tudo do passado é mais bonito e elegante, vivemos nessa era do clean onde qualquer coisa preto e branco é bonito, e eu faço parte desta opinião. Mas, acredito também, que quase tudo do passado é perfeito e pode inspirar hoje aqueles que sabem aproveitar as boas coisas...
Esta cena ai é de um filme dos anos 50, não sei dizer a data com precisão. Uma atriz famosa, pelo qual não sei o nome, mas reparem no óculos, na blusa.. e o tiozão então?! Te faz lembrar algo?

vivis

13/08/2008

TÊNIS, ABELHA, DESIGN

Quem é vivo sempre aparece... e quem gosta de tênis e de coisas legais também!
Olha que legal esta brincadeira da Puma utilizando um de seus produtos... o tênis, torcido, com as palmilhas pra fora e um botão num ponto estratégico viraram uma abelha simpática! A melhor junção de moda, design e arte, vocês não acham?

vivis

09/08/2008

LEITURA DE CLIPE 1- Duran Duran

Save a prayer, quem não se lembra?! Um musicão do Duran Duran que tem um clipe cheio de ícones anos 80, belas paisagens e "gatinhos" da banda.

Gaita, muita roupa branca, até achei que via cenas do Mad Max (em plena viagem minha, mas vi!). Uma mulher de vestido vermelho, clássico, ela deixando ele, outro clássico, e os efeitos de sombra do quarto, umas cenas meio Lagoa Azul, um dos integrantes de chapéu, lenço no pescoço e corásrio e claro, uma sunguinha preta para fechar!

Um must! Mas as músicas dos anos 80 são insubstituíveis, mesmo que seus clipes tenham aquela breguice toda particular... você não concorda?

vivis

08/08/2008

CHORANDO SE FOI...

Brega é, mas... e dai?! Lambada não tem nada de vintage, não tem roupas bonitas, pessoas bonitas e mais, é tudo muito pelado, vocês não acham?

O que vale lembrar da dança são as cores, e que faz parte de uma transição dos anos 80 e 90, ou seja, tem todo o direito de ser brega e de deixar a gente relembrar. Eu achava um máximo aquelas mangas bufantes, o cabelo de lado, a flor... dançando lambada, ê, lambada ah!

vivis

05/08/2008

MINHA FASE LENÇO!




Estou numa fase lenço, tenho de admitir. Quero muitos, quero todos que vejo! Fissura total!
Bem, este ai comprei no brechó Juisi By Liquor, em Sampa, e tipo, é a minha cara! Azul marinho e vermelho, todo floridinho... e quando via a tag do brechó então?! Fiquei doida!
Tá ai, moda e design sempre juntos, para vender melhor, dar vida aos nossos produtos e encher nossos olhos com coias bonitas...
vivis



03/08/2008

ANOS 50: MULHERES...




Eu acho que elas eram felizes naquele tempo, embora toda a repressão e preconceito que a gente vê filmes e novelas retratarem nos dias de hoje. A vida é assim, a gente tem de se acostumar com as coisas do nosso tempo, podemos ficar inquietas como uma Coco Chanel ficou, mas sempre acabamos sedendo em alguma coisa.
A década de 50, do século XX, é a década que mais gosto. Na realidade, é o período do passada que mais gosto, se compararmos a moda e os costumes da sociedade desde a pré-história. Sim, tenho livros, revistas da época, e sou literalmente apaixonada por tudo, mas... sempre fico observando as mulheres da época. Lindas, gostosonas e divididas em, geralmente, 3 tipos de mulher: a solteira que vivia toda aquela algazarra juvenil da época, a mulher independente que tinha os homens que quisesse aos seus pés (uma visão meio cinematográfica a minha, não?!) e a dona de casa, que sempre obedeceu os pais, a mulher nascida para ser mãe e servir seu home. Um post meio Sorriso de Monalisa, não?! Sim, faz sentido.
Estas imagens ai de cima são de uma revista O Cruzeiro de 1952, e pelos seus anúncios, sejam foto ou ilustração, nós perecebemos bem a existência destes três tipos de mulheres, onde a moda refletia o comportamento, muito mais do que nos dias de hoje, onde todo mundo também se veste igual mas as mulheres estão livres de serem tachadas disso ou daquilo... século XXI.
vivis

27/07/2008

MARIA BONITA EXTRA TE DÁ ASAS...


Já se passou mais de um mês, certo?! Todo mundo já falou o que tinha pra falar do Fashion Rio, certo?! Certoooo!!!! Agora posso dizer, mas sem maiores compromissos, minha percepção sobre algumas coisas que vi nas imagens dos desfiles.
Esta sandália ai de cima é da Maria Bonita Extra. Quando olhei pra ela logo lembrei daquele filme ultramente legal dos anos 80, o Adventures In Babysitting (foto acima), onde essa menina ai não tirava esse chapéu, que lembra também a logo da marca de pneus Goodyear.
Eu me divirto muito quando as coisas que mais gosta de pesquisar, ver e trabalhar se unem: design e moda juntos nas passaerlas, em filmes, no seu pneu! O que acontece é temos muitos, milhares de signos que absorvemos durante o dia, e ou eles acabam se misturando, ou viram referência. O que pode acontecer também, e muito, são as coincidências, que neste caso, surgiu da minha "mente perigosa", que relaciona tudo o que vê.
vivis

26/07/2008

PIN-UP: fofas!


Lindas! Ótimos! Eram as musas inspiradores e os ilustradores das primeiras 50 décadas do nosso tempo. Essa onde de pin-up voltou em 2006 mas deu uma parada. E quem disse que eu ligo?! A coisa mais fofa e querida do mundo, e também mais sensual. As mulheres mais "recatadas" deviam ficar horrorisadas, mas uma pin-up é muito mais bonito de se ver do que essas dançarinas vulgaróides de samba, funk e axé que são vistas hoje em programas de baixo nível e revistas masculinas. Sai fora breguisse!

vivis

25/07/2008

MUITO BOM!

Olhem que máximo esta notícia, de uma empresa que ajudou seu cliente a fazer algo, que de eco-chato não tem nada! Sei que tá todo mundo de "saco cheio" dos sacos sustetáveis, mas não tô nem ai.
Para descobrirmais sobre o assunto, acesse o portal www.revistacatarina.com.br e saiba mais detalhes sobre essa iniciativa. Eu quero uma dessa pra mim!
link direto para a matéria, clique aqui!

vivis

23/07/2008

FOTOGRAFIAS QUE FALAM MAIS QUE...

Palavras. Adoro fotografia de moda. No meio das minhas taaantas pesquisas fui para no site do SPFW e entre na parte de ensaios do site. Enfim, achei estas fotos ai do Gustavo Scatena, da Agência Fotosite e curti. Queria eu poder ter acesso fácil a estes momentos... saudade de tirar minhas fotos conceituais, como dizem minha família...

vivis

20/07/2008

ANDY COMENDO HAMBURGER!

O mais legal é o barulhinho... o barulho do capitalismo, do consumismo, da Pop Art...

Ah, e a cor do vídeo e ele próprio já é tudo né!

vivis

15/07/2008

JUM NAKAO E ORBITATO

O nome do curso é "Reconstrução", e quem toca para criatividade e bons conhecimentos é o Jum Nakao. O que diz no site: "A partir da descontrução de certezas cristalizadas e atitudes viciadas, convida-se o ser criador, a reorganizar suas possibilidades e talentos através de exercícios coletivos de criatividade buscando resultados mais intensos e acertivos.
A busca do novo e do inusitado como exercício, alimentam a criatividade permitindo que o profissional aplique a vivência nas suas necessidades profissionais imediatas, resultando em aumento qualitativo da performance profissional".

Este curso é uma continuação do mesmo que teve início em dezembro, onde os participantes terão que materializar o que intriga eles. Intrigante mesmo, não?!
A maioria dos cursos da Orbitato são direcionados para profissionais, professores e estudantes de Moda e Design.
A data é dia 18 e 19 de julho, e para maiores informações, entrem no site da Orbitato. Tem mais coisa legal vindo por ai!

vivis

09/07/2008

ADORO DALI!

A magia do passado, e tem coisa melhor do que assistir um programa beeem antigo e poder ver ídolos do passado falando, gesticulando, sorrindo... adorei este vídeo!

Salvador Dali no famoso programa "What's My Line?". Parece até uma farsa...hahahahaha!!!

Sou fã do Dali há algum tempo. Sua paixão pela esposa, seu surrealismo único. Uma arte tão legal e tão característica que faz dele um ícone do surrealismo. Único mesmo!

vivis

06/07/2008

MEU VÍCIO!

Ando numa fase muuito doida com óculos. Quero todos que vejo. Prefiro maus um óculos do que um sapato, uma bolsa, qualquer peça de roupa. Adorando demais! Óculos é uma coisa que tem toda uma história, conta, claro, com a participação de designers que, no momento, devem estar pesquisando muita coisa do passado. Esse óculos da queridona Eva Mendes é quase igual a um que tenho, querendo ser anos 70. Show, né?! Eva Mendes com um modelo quase igaul ao meu! hahahahahaha!!!!
Entrem no link do portal terra moda e vejam mais modelos. E o RayBan Way Fair então?! Lindu, lindu! Então gente, é um vício! Fazer o que! O próximo da coleção é um aviador prata! Uhúúú!!

vivis

03/07/2008

THE SUPREMES: passado que nada!

Uma das minhas paixões: música antiga, roupas antigas, anos 50e 60. As Supremes traduzem muito bem isso, não é?! Neste vídeo eslas estão vestidas iguais, com cabelos iguais, lançando moda, brincos, penteados! Adoro!

E a coreografia então?! Super super super!

vivis

28/06/2008

FINO, FINO!

Uma verdadeira obra gráfica, com efeitos especiais... muuito legais! Porque a gente hoje em dia não tem idéias tão simples, divertidas e que vendem o produto? A Sheido fez, pq a gente tb não pode fazer? Pegar uma modelo e fazer ela girar, fazer ela posar e fazer movimentos engraçados dando um close na mão, que no caso tinha o esmalte. Adoro! Mas só na moda dá pra fazer coisas assim. Será que um clipe musical contemporâneo iria aguentar este conceito?

vivis

27/06/2008

QEURO CASAR DE SAMUEL!


A gente quando fica noiva sempre pensa na coisa, que para mim, é a mais importante: o vestido de noiva.Eu sempre gostei do Samuel Cirnansck, e ele, atualmente, é o único estilista que traz aquela coisa de noiva no fim do desfile. Mas ele faz isso de oooutra maneira... noivas modernas, retrôs e super a cara dele, além de não usarem branco. O branco é lindo, acho o ideal, mas esse tom meio bege, champagne escuro é lindo tb!Eu quero casar de Samuel!

vivis

24/06/2008

DESIGN EM TUDO!

Eu sempre digo que tudo se relaciona, e este blog está aqui para não me deixar mentir.
Este par de brincos ai de cima faz parte do projeto de um designer obssessivo por luxo, assim como ele mesmo cita em seu site. Quando você entrar no site logo vai perceber qual foi a inspiração do produto: lustres luxuosos! Isso é um máximo, isto que é conexão entre áreas e conhecimentos empíricos e muita, muuita pesquisa aliada ao que se admira e se gosta de fazer.
Feitos em acrílico, custam 34 dólares e são feitos em Portland.
Eu queria um...

vivis

21/06/2008

BELEZA: Japão 80´s

A delicadeza de relacionar produtos de beleza a conhas... o esfumaçado clássico de uma época que todo mundo acha brega. Eu adoro, e vc?!

vivis

20/06/2008

ERA CHANEL


Sim, a Chanel fez parte de uma era, da sua era, ela criou isso!
Finalmente fui capaz, na semana passada, de ter um tempo e poder sentar numa livraria e ver o livro para ver se ele valia apena de comrpar. Na verdade eu nunca tinha tido dúvidas, mas tinha que confirmar minha suspeita: o livro é MARAVILHOSO! E o mais legal, não fala só dela, mas reatata a época e alguns acontecimentos que fizeram parte da mundo em que ela vivia, do momento, da época dela. Seus maridos, seus amantes, sua família, suas amigas. Muitas fotos, muitas vidas ali mostradas em fotos p&b desgastadas com o tempo e registaradas para sempre neste livro que eu queria muito de presente. Pena que meu nvier já passou...
Recomendo que comprem, eu ainda não tenho como, mas assim que puder vou adquirir, Como vocês podem ver, eu ADORO a Gabrielle, sua história pessoal e sua participação na história da moda que conhecemos hoje.

vivis

18/06/2008

COMEÇANDO A PESQUISAR...


Tava vendo uns vestidos de noiva e achei esse aqui. Meu acervo de moda em casa é bem grande... de mod,a revistas de tudo quanto é tipo, e de livros de design, imagens de emabalagens antigas... esse é o meu mundo. Como tô no clima noivas, lá vai mais um post vintage, com um legítimo vestido de noiva de 1937...
vivis

16/06/2008


A semana já começou caótica. Também, pudera, muuuitas coisa boas acontecendo ao mesmo tempo, e mais correria, correria...
Hoje trago para vocês um mini-post, que costumo fazer em dias muuuito atrapalhados e atarefados.
Houve um período muito criativo no Brasil, que começou nos anos 60. O design brasileiro era tímido (ainda é né) e a moda ainda tinha vestígios de outras países.
O que acontece é que as Frenéticas são um símbolo da sexualidade feminina daquela época, reparem nos corpitchos! E também no figurino descolado de cada uma. Para mim, o mais legal é o efeito de envelhecido, o recorte. Gosto de imagens assim, cheias de enigmas e detalhes que a gente fica observando por horas, ainda mais em capas de discos... desde criança ficava ouvindo as músicas e viajando na maionese... hahahahaha!!!
Enfim, surreal, glamuroso, tosco! Adoro!
vivis

15/06/2008

CHURRASCO DE RICO & CHURRASCO DE POBRE

TRAJE FEMININO:
DE RICO: Calça capri de cor clara da Zara ou outra grife importada, bolsas L. Vuitton, Prada. Camisetinha básica branca da Club Chocolate ou Doc Dog. Óculos Chanel, Valentino, sandalia Miss Sirena. Ela sempre chega sozinha, dirigindo o seu próprio carro.
DE POBRE: Mini-saia curtíssima do Hipermercado EXTRA, blusinha da C&A estampada, tamanco de madeira de salto altíssimo ou tenis de R$ 19,00 e bolinhas, óculos coloridos do camelô é claro!!, piercing e anel no dedo do pé. Muitas usam biquíni por baixo, na esperança de tomar um banho de piscina.


TRAJE MASCULINO:
DE RICO: Bermuda Hugo Boss ou Richard, camisa esporte Siberian ou Brooksfield, óculos Armani e aquela caminhonete importada maravilhosa.
DE POBRE: Chinelo Rider, bermuda florida ou feita de uma calça jeans cortada com a barriga aparecendo, camisa do Corinthians ou do Flamengo jogada nas costas (eles morrem de calor) e óculos de camelô na testa. Chegam de Monza ou de carona com mais oito pessoas.


A COMIDA:
DE RICO: Normalmente eles não comem, quando comem é um pouquinho de cada coisa. Arroz com brócolis ou açafrão, farofa com frutas, filé de cordeiro, picanha argentina, muzzarella de búfala. Sendo que cada coisa a seu tempo e pausadamente.
DE POBRE: Vinagrete, farofa com muita cebola, maionese, muita asa de frango, lingüiça com pão de alho, costela e miolo de acém (que eles juram ser mais macio que picanha!).


A BEBIDA:
DE RICO: Os homens, Chopp da Brahma ou cerveja Heineken geladíssima. As mulheres, tônica Schweppes Citrus , água Evian ou Coca-Cola Light.
DE POBRE: Cerveja Itaipava ou Kaiser, geladas no tanque de lavar roupa cheio de gelo. Quem fica tonto mais rápido, bebe intercalando água da torneira. Muita caipirinha com Caninha da Roça, Baré Cola e Guaraná Sarandi.


PRATO :
DE RICO: Normalmente beliscam uma picanha servida num enorme prato branco liso de porcelana, taças adequadas a cada tipo de bebida: água, chopp, refrigerante.
DE POBRE: Os tradicionais pratinhos de alumínio ou papelão, eles ficam o tempo todo de olho na fila esperando diminuir. As bebidas são servidas em copinhos plásticos (reciclados) de 200 ml. (compra-se a quantidade exata do número de convidados) ou servem naqueles de requeijão ou geleia para os convidados mais chegados: familiares, algum cabo da PM, Corpo de Bombeiros, Escrivão da Polícia, etc..(OS VIPS).


MÚSICA:
DE RICO: Jack Johnson, Maria Rita, música instrumental, Lounge Music e Jazz. Podem contratar um grupo que toca chorinho, mas com músicos formados pela Escola de Música da UFRJ.
DE POBRE: Aquele pagodão de pingar suor, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão e Revelação. Só CD's piratas (4 por 10,00) mídia azul. Não pode faltar o de Samba Enredo do ano. O importante é tirar a galera do chão, depois de umas 2 horas de churrasco, todos já estão dançando, independente das idades ou credos. Também rola uma batucada improvisada com panelads, tampas ou qualquer objeto disponível que emita um som (cantam de Almir Guineto até Alcione). A mulherada tira a sandália, porque não estão acostumadas, e bota a poeira pra subir.


O CHURRASQUEIRO:
DE RICO: Contratado de uma churrascaria famosa. Trabalha com um uniforme impecável e traz consigo toda equipe necessária para atender todos os convidados.
DE POBRE: Amigo de um conhecido que adora fazer churrasco, e cada hora um fica um pouquinho pra revezar. Normalmente é um cara barrigudo que fica suando com uma toalhinha na mão (ele usa para enxugar o suor, limpar as mãos e o que mais precisar!). Adora ficar jogando cerveja na brasa para mostrar fartura!


O LOCAL:
DE RICO: Área coberta, com piso de granito, tem mesinhas, ombrelones e bancos da Indonésia, num lindo jardim com piscina, mas ninguém se anima dar um mergulho, pois a mesma está decorada com um lindo arranjo de flores tropicais.
DE POBRE: Normalmente na laje, com sol quente na cabeça ou chuva para acalmar o fogo (então é improvisada uma lona de caminhão como cobertura, mas só para proteger a churrasqueira). Cadeiras só para quem chegar mais cedo (esses cedem o lugar para as grávidas que sempre chegam atrasadas), os demais ficam em pé, esbarrando uns nos outros e pisando no seu pé, mas não tem problema porque a maioria tá descalço. Sem esquecer o tradicional banho de chuveiro, onde os bêbados começam com a brincadeira de querer molhar todo mundo.


O FINAL:
DE RICO: Em no máximo 4 horas, cada pessoa sai em seu próprio carro. Mas saem em momentos diferentes, para que o dono do churrasco possa fazer os agradecimentos a cada um com atenção.
DE POBRE: Dura no mínimo 8 horas e depois que todos já estão bêbados, o dono da casa diz que tem que trabalhar cedo no dia seguinte, mas o pessoal ainda quer fazer vaquinha para comprar mais uma caixa de cerveja. Quem não tem carro é de carona ou vai de buzão mesmo. (isso sem falar nos que passam mal, vomitam e precisam curar o porre, estabacados no sofá ou no tapete, antes de pensar em ir embora e naqueles parentes e amigos mais chegados que são intimados a 'dar uma maozinha' na faxina do recinto!). O pessoal que tem carro, liga o som bem alto (pagode claro!) e sai buzinando, sorrindo e gritando : 'Valeu maluco!'

_________________________________________________________________

Uma piadinha de Domingo é super legal, não?! Ainda mais envolvendo churrasco...mas, se a gente parar pra pensar, a maioria de nós não se encaixa em nenhum destes tipos... podemos dizer que há uma mescla! hahahahaha!!!! Bem, para ser franca, eu cansei de churrasco justamente porque seeeempre é uma função, e fica aquele cheiro, aquele monte de gordura...cansei!

vivis

ARRAIÁ DO ALCEU


Por favor, você que trabalha com moda e ilustração, ou pelo menos se interessa pelo assunto, sabe que estas meninas ai de cima são as meninas do Alceu Pena. Sim, um mega, super, hiper ilustrador, que criu na revista O Cruzeiro os editorias de moda mais fofos da nossa história editorial. Eu perdoou se você não sabe quem é ele, pois ainda está em tempo. A história dele é muito legal e tem um poquinho dela no site dele.
Tá dada minha dica, já que estamos no meio de junho e temos um mês e meio de festas caipiras pela frente! Dá-lhe quentão!

vivis

11/06/2008

MODA NOS ANOS 80: o detalhe é que é do Japão!

Preciso comentar alguma coisa?! Começa a sessão de vídeos do Mundo Fififefê!

vivis

10/06/2008

PUCCI 60´s





É só para encher os olhos.
Que Emilio Pucci é o cara das estampas pscicodélicas, todo mundo sabe. O que poucos viram são as fotos de suas coleções passadas, mas muuuito passadas, dos anos 60.
Resumidamente, saias e vestidos ultramente estampados interagem com paisagens curiosas e contrastantes. Imagine um vestido no meio de uma geleira, ou você de saia no meio de rochas. Essas produções são muuuito legais! Características da época mas atuais ao nosso tempo.
Todas estas fotos fazem parte do arquivo da Condé Nast.

vivis

O QUE SERÁ ISSO?


Achei esta propaganda no meio de alguma coisa. Foi tão no meio de alguma coisa e há tanto tempo que não me lembro de quase nada, somente que fiquei louca com a representação de mulheres de várias nações em pleno anos 60/70.
Onze nacionalidades diferentes e a pergunta é: sbaão em pó?! Que só vincula sua brancura na lavagem de dinheiro?! Nesses tempos que percebi que não era uma propaganda pura e simplesmente de sabão em pó, nesta ingenuidade que a gente cresceu vendo e na inteligência que vemos hoje. Curioso, hein?! Se alguém souber me explicar e escalerecer a dúvida e a curiosidade, escreve ai!
E viva á Branca de Neve!

p.s.: goto muito de observar a visão que foi feita de cada mulher que tem sua personalidade atraibuída ao seu país de orgiem. Uma francesa sexy, uma norte americana moderna, uma japonesa classuda, uma espanhola toda doida, uma africana decidida, uma alemã esperta e uma holandesa queridinha e a brasileira, bonita e simpática.

vivis

09/06/2008

O BOM DO BOM RETIRO


O dia em que fui para o Bom Retiro foi o dia de explorar o centro de Sampa de uma forma que eu nunca havia explorado. Ir no Bom Retiro, 25 de Março e Mercado Público. Comer pastel, sanduíche de mortadela, ver frutas raras e achar pinhão por 5 reais o kg. Mas o ponto alto mesmo foi ir no Bom Retiro e ver aquele monte de loja, que faz a gente ficar maluco lá, e eu nem cheguei na metade. É lá que você percebe o quanto o mercado da moda movimenta dinheiro, dá empregos e mostra a capacidade que nós, brasileiros, temos de produzir moda de uma forma legal e de qualidade, na maioria das vezes.
O engraçado é que se você me perguntar se eu vi as marcas das lojas eu vou dizer, pasme, que não, pois é tanta coisa, tudo tão estreito, que você nem se toca. Você tem de ser rápido, perceber tudo correndo, loucuraaaaa!!! Numa palestra dada em Itajaí, o blogueiro Ricardo Oliveiros, do Fora de Moda, disse que no Bom Retiro as lojas eram na maioria para pessoas normais. E é verdade: lá você não vê lojas especializadas em tamanhos de miss, mas sim tamanhos para nós, mortais! Hahahaaha!!! Concordo com ele e assino embaixo! Você encontra vê vitrines com roupas iguais do shopping, que custam no mínimo o dobro do preço. Você vê confecções voltadas para públicos bem definidos, vê concorrência, mas cada um no seu estilo. Gente que pode comprar mais, comprar menos. Atacado, varejo, tudo junto! Mini-shoppings com muuuitos lenços para vender. To dizendo, é muito bom!
Eu acho que tooooodo mundo que trabalha com moda deveria ir lá, conhecer o lado real da moda, e o lado em que a sacola, os cartões de visita e o interior das lojas faz toda a diferença para se vender roupa, acessórios etc. Hoje eu sei de onde vem a maioria das coisas que compro por aqui...

vivis

05/06/2008

REVISTA CATARINA: caderno infantil e como sempre, moda de 1°!


A Revista Catarina, 17° edição.
Imperdível, como todas as outras edições, já na bancas.
Tem o especial Caderno Infantil, que traz a moda das crianças de uma forma super interessante, voltada para confeccionistas, empresários do ramo e para quem quiser saber sobre o setor que está crescendo um monte.
Além disso, tem a participação de fotógrafos fera, como Fábio Sarraf e Paschoal Rodrigues.
Tá perdendo tempo... nas melhores bancas do país!

vivis

04/06/2008

ERA ASSIM...

1996
1997
1999/2000


Tenho várias coisas de moda guardadas em casa. São 10 anos juntando, pesquisando e guardando com carinho catálogos, revistas, tudo que fosse relacionado á moda. Estou fazendo uma limpa nestas coisas, e estou descobrindo coisas muito, mas muuito legais, que muita gente que trabalha com moda hoje nem sabe que aconteceu.
Hoje vou mostrar para vocês anúncios da Colcci, marca que mudou muito nestes últimos 10 anos, com direito a top internacional e tudo. Infelizmente meu arquivo não conta com o mascote, mas... a gente já pode perceber muitas coisas nestes três anúncios do finzinho dos anos 90.
No primeiro anúncio, de 1996, é algo beeem diferente do que a gente vê hoje, não é? O fundo, as cores, mas tudo segue a moda da época, um pequeno resgate aos anos 60.
No segundo anúncio(1997) a gente tem uma galera. Nos anos 90 era comun a gente ver nestes anúncio ou um casal de namorados, um grupo de amigas ou uma galera toooda junto, todo mundo vestindo a marca. Espertos, não?! O conceito de marca daquela época não tinha o status de hoje, e os preços também não, vamos combinar...
O último anúncio, de 1999/2000, já tem um pouco mais haver com as marcas adolescentes de hoje. Repare que a Colcci sempre quis atingir o público jovem, mas hoje, tudo misturou! Lei de sobrevivência das marcas junto com a mudança de comportamento das pessoas, de TODAS as idades! Nós, consumistas mudamos, e as marcas também mudam para nos atender. Moda e design tem tudo haver!
vivis

03/06/2008

UM BOM MOMENTO...

os verdadeiros croquis (acima) e os "croquis" (abaixo)


Para começar um blog sobre design e moda. Acabei de voltar de uma viagem inspiradora, onde pude observar outras coisas e pessoas de fora do meu dia-a-dia.
Começo contando para vocês como sugriu a idéia deste blog. Tudo começou quando meu pai me deu papel que sobrou do seu escritório. Eu devia ter uns cinco anos. Não era muito chegada em desenhar, mas queria de qualquer jeito me vestir como a Viúva Porcina da novela Roque Santeiro, usando lação na cabeça, esmalte e batom vermelho. Minha avó conta que eu adorava ganhar brinquedo, mas também ficava toda feliz quando ganhava roupa. Bem, o que importa é que peguei aqueles papéis, minhas canetinhas e comecei a desenhar roupas no estilo anos 80 de ser. Lembro que fazia o look bota e biquini...tudo haver...hahahaha!!! O tempo passou e tinha parado de fazer os "croquis", até que numa noite de domingo, aos 12 anos, decidi que iria voltar a desenhar roupas. Bateu a maior vontade, e fui fazendo a brincadeira de desenhar looks até os 18, quando aprendi a fazer croquis de moda de verdade num curso profissionalizante, onde aprendi até como abrir uma empresa. Não passando no vestibular para moda por duas vezes, desapontada, minha prima virou pra mim e disse: "Porque você não tenta design gráfico?". Estudei super, um monte mesmo, e passei! Por 2 anos e meio, dentro do curso de design gráfico, me desprendi da moda, até que tive de escolher um caminho. Sem pensar muito, quis me especializar no design editorial, ligado de alguma fora à moda. A Revista Catarina veio para mim no momento em que eu tinha certeza do que eu queria fazer, e é o que faço até hoje.
Tudo que estiver neste blog terá a minha cara. Na escrita, nas imagens, nas coisas que gosto e que hoje fazem parte 24hrs por dia da minha vida. Sou apaixonada pela minha profissão de formação, o design gráfico, e pela moda e todo o seu conjunto, que de fútil, minha gente, não tem nada!
Sejam bem vindos!
Ah, e antes que eu me esqueça: Fififefê é um apelido carinhoso que minha tia Luciene me deu desde pequena e que perdura até hoje... meu lado retrô sempre bombando!

vivis