03/08/2008

ANOS 50: MULHERES...




Eu acho que elas eram felizes naquele tempo, embora toda a repressão e preconceito que a gente vê filmes e novelas retratarem nos dias de hoje. A vida é assim, a gente tem de se acostumar com as coisas do nosso tempo, podemos ficar inquietas como uma Coco Chanel ficou, mas sempre acabamos sedendo em alguma coisa.
A década de 50, do século XX, é a década que mais gosto. Na realidade, é o período do passada que mais gosto, se compararmos a moda e os costumes da sociedade desde a pré-história. Sim, tenho livros, revistas da época, e sou literalmente apaixonada por tudo, mas... sempre fico observando as mulheres da época. Lindas, gostosonas e divididas em, geralmente, 3 tipos de mulher: a solteira que vivia toda aquela algazarra juvenil da época, a mulher independente que tinha os homens que quisesse aos seus pés (uma visão meio cinematográfica a minha, não?!) e a dona de casa, que sempre obedeceu os pais, a mulher nascida para ser mãe e servir seu home. Um post meio Sorriso de Monalisa, não?! Sim, faz sentido.
Estas imagens ai de cima são de uma revista O Cruzeiro de 1952, e pelos seus anúncios, sejam foto ou ilustração, nós perecebemos bem a existência destes três tipos de mulheres, onde a moda refletia o comportamento, muito mais do que nos dias de hoje, onde todo mundo também se veste igual mas as mulheres estão livres de serem tachadas disso ou daquilo... século XXI.
vivis

Nenhum comentário: